A “Missa em honra de N.ª S.ª de Fátima” de Manuel Faria
ARTIGO ACERCA DO SIGNIFICADO DESTA OBRA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE MANUEL FARIA NESTE ÂMBITO DA MÚSICA SACRA, COM UMA BREVE ANÁLISE DA MESMA.
Escrita para quatro vozes mistas, eventualmente alargada a seis, e grande órgão, sem atingir as proporções das grandes missas solenes, apresenta o essencial dos materiais que poderiam dar origem a uma obra de maiores proporções; de facto, como vai acontecer em muitas outras obras suas, Manuel Faria apresenta os materiais por vezes em catadupa, sem os fazer render verdadeiramente: utiliza com frequência o contraponto imitativo, mas nunca de modo a que nos possamos aperceber dos temas, tão próximas são, normalmente, as entradas das vozes; não encontramos nunca em qualquer das suas missas analisadas uma verdadeira fuga como seria de esperar num “Hossana”, e sobretudo, à imagem dos grandes clássicos, em “cum Sancto Spiritu” ou “et vitam venturi saeculi”.