Fantasia e Fuga sobre o Alleluia “Pascha nostrum” – para Órgão
ESTA OBRA FOI COMPOSTA EM ROMA, NO ANO DE 1992, NO ÂMBITO DOS ESTUDOS DE FUGA, COMO EXERCÍCIO DE FUGA MODAL. FOI DEDICADA AO ENTÃO DIRECTOR DO PONTIFÍCIO INSTITUTO DE MÚSICA SACRA, BONIFÁCIO BAROFFIO, PROFESSOR E GRANDE INTÉRPRETE DE CANTO GREGORIANO, QUE MUITAS VEZES INTERPRETOU ESTE ALELUIA GREGORIANO DE UMA FORMA QUE A PRESENTE OBRA PRETENDE EVOCAR POR MEIO DA FANTASIA, UMA EXPRESSÃO DA LIBERDADE INTERPRETATIVA QUE ELE IMPRIMIA AO REPERTÓRIO GREGORIANO. ACABA DE SER INTERPRETADA E GRAVADA PELA ORGANISTA LAURA DA SILVA MENDES.
A Fantasia, iniciada com as notas estruturais do Aleluia, desenvolve-se a partir da melodia correspondente ao Versículo “Pascha nostrum immolatus” e vai seguindo, como compete a esta forma musical, marcada por uma certa liberdade e “fantasia” de compositor e intérprete. A versão organística tem em conta a rítmica e dinâmica correspondente à notação de San Gall, colocada, a encarnado, por cima da notação quadrada. A Fuga é construída sobre o motivo final quer do Alleluia quer do Versículo. A secção que precede o “stretto”, na p. 10 da partitura, baseia-se no VII tom salmódico, em que está escrita a melodia, sendo o segundo hemistíquio confiado à Pedaleira. Conclui com uma última evocação de “Pascha nostrum”. A audição da melodia cantada, embora um pouco lenta, ajudará bastante a compreender a peça. Para os menos entendidos na notação gregoriana vai a melodia em transcrição moderna.
